Mamas
A ultrassonografia mamária é um método auxiliar da mamografia, somando dados nos casos indicados, levando a um diagnóstico mais preciso.
A ultra-sonografia está indicada na análise da estrutura de nódulos detectados na mamografia (para se avaliar se são císticos ou sólidos), na avaliação de mamas com próteses e no estudo da mama radiologicamente densa.
Como esta última indicação pode não ser custo-eficaz, poderia ser reduzida à pelo menos se fazer a ultra-sonografia em toda mama radiologicamente de alto risco, como aquelas com parentes de primeiro grau com câncer de mama ou aquelas que já tiveram a doença.
Deve-se lembrar ainda que a ultrassonografia é o método de imagem de primeira escolha indicado no estudo das mamas das mulheres jovens (idade inferior a 30 anos), pois nestas pacientes o estudo mamográfico é prejudicado pela densidade mamária.
Preparo: Este exame não necessita de preparo prévio.
Pacientes acima de 40 anos e com diagnóstico prévio de nódulos ou cistos mamários é indispensável trazer exames anteriores de mamografia, ultra-sonografia e ressonância magnética das mamas.
Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
Caso tenha exames anteriores de mamografia, ultra-sonografia e ressonância magnética das mamas pedimos a gentileza de trazê-los.
Se você já realizou biópsia de mama, traga também o resultado do estudo anatomopatológico e o exame que orientou o procedimento.
A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.