Morfológica
É a mais importante ferramenta diagnóstica para a detecção pré-natal das anomalias congênitas.
Nos permite examinar a anatomia interna e externa fetal e detectar a grande maioria não somente das malformações graves, mas também avaliar “marcadores biofísicos” ou ecográficos de anomalias cromossômicas e/ou genéticas.
1º Trimestre Este exame é realizado por ultra-sonografia no 1º trimestre de gestação, só podendo ser realizado entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias, porém após esta data não há parâmetros confiáveis para avaliação de risco de mal formações e cromossopatias.
A ultra-sonografia não emite radiação ionizante, sendo totalmente segura em gestantes.
Por meio da avaliação da translucência nucal e de outros marcadores do primeiro trimestre é possível quantificar e estimar o risco individual para cromossomopatias, como Síndrome de Down, Síndrome de Edwards e Síndrome de Patau.
2º Trimestre Conhecido como ultra-som morfológico de segundo trimestre, preconiza-se que este exame seja realizado entre a 18ª e 24ª semana de gestação.
O estudo morfológico de 2° trimestre tem como objetivo a avaliação detalhada de todas estruturas fetais, permitindo o diagnóstico precoce de mal formações fetais.
Preparo: Este exame não necessita de preparo prévio.
Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
É recomendável que você não se alimente (lanche ou refeição) de 30 a 60 minutos antes da hora agendada para o exame, pois o feto torna-se mais ativo, dificultando a sua avaliação.
Caso tenha exames anteriores desta gestação, pedimos a gentileza de trazê-los.
A comparação com exames anteriores é fundamental para avaliar o crescimento fetal.
Traga o cartão de pré-natal.